Os condomínios sustentáveis são aqueles que procuram minimizar os impactos no meio ambiente. Parece simples correto?
Além de simples, eles possuem vantagens pois que impactam diretamente no orçamento de todos os condôminos, de forma direta e positiva, além de agregar valor ao patrimônio.
Para alcançar este objetivo, são necessários alguns cuidados para evitar perda de recursos naturais e financeiros. Por isso, contrate empresas especializadas e credenciadas para instalação e manutenção destes serviços.
REDUÇÃO DE GASTOS
Segundo o USGBC ( United States Green Building Council ), as construções verdes reduzem em até 30% do consumo de energia elétrica, 50% o uso de água e 35% a emissão de gás carbônico.
Conforme mencionado acima, sobre redução de consumo de energia elétrica, agora temos a energia solar fotovoltaica com excelentes condições de pagamento para condomínios e residências.
Nos condomínios, as instalações de sistemas fotovoltaico são diferentes, pois é utilizado um grande sistema central instalado em área comum. A elaboração do projeto é calculada sob o consumo elétrico total de todo empreendimento, seja ele casa ou apartamento.
O sistema será conectado aà rede elétrica central do condomínio onde será distribuída para cada imóvel.
Uma tendência crescente é a implantação de pontos de recarga para carros elétricos em condomínios, realizadas através da energia fotovoltaica. Com o aumento das vendas dos carros híbridos e elétricos, os pontos para recarga estão crescendo a cada dia, com a tecnologia da energia solar, é possível criar pontos para residências e condomínios de forma simplificada e econômica.
É fato que a empresa especializada projetará para o condomínio o tempo prévio do retorno do investimento e como impactará diretamente na redução de valor das manutenções do condomínio e valor das taxas condominiais.
Para incentivo da sustentabilidade, várias cidades possuem descontos na alíquota de IPTU para imóveis e condomínios sustentáveis. Na região sul e sudeste do Brasil todas as regiões já possuem IPTU Verde. Nos municípios com cobertura do IPTU Verde edificações com certificações sustentáveis com LEED e AQUA-HQE, fornecem os melhores descontos.
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA SOLAR
A compensação de energia é distribuída através de créditos energéticos. Esse rateio é organizado previamente em reunião realizadas pelos gestores dos condomínios, onde serão apresentadas as cotas de cada um no sistema. (Valor que cada condômino investiu)
VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL E CONDOMÍNIO
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, imóveis sustentáveis são de 10% a 30% mais valorizados no mercado.
Agora você já conhece os benefícios e facilidades de um condomínio sustentável
Patrimônio seguro, você tranquilo!
Dúvidas! Estamos aà disposição para atende-los
Link do Whatsapp
#controleinformatica #segurancaeletronica #energiasolar